sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Os Melhores Filmes de 2024

 2024 trouxe vários sintomas e reflexões ao cinema mainstream. A mais aparente é a saturação de blockbusters, com vários casos de prejuízos econômicos, como todos os filmes do universo dos vilões de homem-aranha. Em outra instância também temos filmes que até rendem bilheteria, mas mal recebidos por crítica e público.

Outra reflexão importante é uma certa retomada do cinema nacional, com vários títulos interessantes lançados em circuito.

Entre as decepções estão muitos filmes da queridinha A24, que quase não entrou nem nas minhas menções honrosas e lançou pequenas bombas como Maxxine e Guerra Civil.

Vamos então para a lista dos meus

Lembrando que faço essa lista desde 2013 e os filmes lançados nela precisam ter lançamento comercial no Brasil em 2024. Essa ainda é a melhor forma de controle do que é lançado no país.


1° Ainda estou aqui:

O grande filme do ano, com a repercussão nacional e internacional que merece.

2° Rivais

Um filme vivo, cheio de pulsão, que trata de forma brilhante a competição masculina e os desejos sobrepujando a racionalidade.

3° Anatomia de uma queda

Por mais irônico que seja, eu não gosto de filmes de tribunal, mas Anatomia de uma Queda é um estudo sobre a exposição pública, culpa e frustrações.

4° Jurado n° 2

Mais um filme de tribunal, mas que também subverte muito a reconstituição dos fatos e transforma o julgamento em um alicerce moral tanto do personagem principal como de várias instituições norte-americanas. Clint Eastwood, eu te amo!

5° Duna 2

A conclusão de um dos meus livros favoritos é bombástica, de uma escala que poucas vezes podemos ver no cinema atual. É um misto de catarse com expectativa sobre o futuro da franquia.

6° Jigarthanda DoubleX

Uma vez que você aceita os filmes indianos na sua vida é um caminho sem volta. Dê uma chance para essa pérola.

7° O Dia que te conheci

O filme mais gostoso de se assistir no ano. Uma história simples, mas cheia de significados e afetos. É assim que se faz um cinema de identificação.

8° Furiosa

O grande blockbuster do ano. George Miller faz cenas de ação que só ele conseguiria entregar e isso faz dele o destaque do verão americano.

9° Vidas Passadas

Um daqueles filmes que fazem refletir sobre os rumos da vida e como as histórias de amor nem sempre são um conto de fadas.

10° Robô Selvagem

A animação mais emocionante e original do ano. Um filme visualmente encantador e cheio de coração, a mais grata surpresa de 2024.

Menções honrosas:

Meu amigo o robô, Divertidamente 2, La Chimera, Greice, O quarto ao lado, Queer, Fernand Young: Foge-me ao controle, Dahomey e A Noite que Mudou o Pop

Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário