quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

2015 No Cinema

Eu sempre espero um pouco antes de falar minha lista de melhores filmes do ano anterior, por isso logo no começo de Fevereiro eu lanço aqui a minha visão sobre o ano que se passou.
Primeiro com as decepções, os filmes baseados em histórias em quadrinhos decepcionaram, primeiro com "Vingadores 2: A Era de Ultron" que é um filme do qual eu gosto, mas que tem problemas, principalmente na montagem e edição, que fazem o filme ficar deslocado em vários momentos, além de um vilão fraco que em nenhum momento me deu receio de que poderia fazer um estrago. "Homem Formiga" foi um filme legal, mas só, não trouxe nada de novo e as suas cenas de ação foram bem previsíveis, Michael Peña e Paul Rudd são as melhores coisas do filme, disparado.
Os filmes do Oscar não decepcionaram, com talvez um dos anos mais concorridos, no qual pelo menos 4 filmes poderiam vencer a categoria de Melhor Filme. Desses quatro dois foram lançados no Brasil em 2015, "Birdman" e "Whiplash", pessoalmente gostei muito mais de Whiplash e seu final arrasador do que Birdman e sua tentativa de fazer um plano sequência, que no fim não acrescenta nada, é só um detalhe legal.
Os Blockbusters, estiveram em boa forma, com "Jurassic World", um filme legal, mas só; "Divertida Mente", brilhante; "007 Contra Spectre" uma decepção completa, com uma música estranha e que não casa de maneira alguma; "Mad Max", extraordinário; o péssimo "Exterminador do Futuro-Gênesis"; "Missão Impossível - Nação Secreta" um bom filme de ação; "O Agente da U.N.C.L.E." o filme de espionagem que eu mais gostei, entenda como quiser; o horrendo novo "Quarteto Fantástico" e "Perdido em Marte", um filme muito bom, que me surpreendeu pelo bom humor.
Entre as surpresas temos o filme de Joel Edgerton "O Presente", um bom suspense que vale muito dar uma olhada; "Que Horas Ela Volta?" excelente filme brasileiro, na minha lista dos melhores do ano; "Beasts Of No Nation" o primeiro filme do Netflix, muito bom, mas violentíssimo, um soco no estômago;"Straight Outta Compton - A História do N.W.A." que é mais um daqueles filmes de biografia de rappers, dos quais eu gosto muito; "Ponte dos Espiões" bom filme de Spielberg, mas previsível no fim; "Expresso do Amanhã" que finalmente foi lançado no Brasil, adaptado de quadrinhos, com bom elenco e roteiro muito surpreendente.
Tivemos o fim decepcionante de uma saga, "Jogos Vorazes: A Esperança Parte 2" é bem fraco, infelizmente. 
Mas o retorno de uma franquia deixou o ano com um sorriso em todos os rostos, "Star Wars Episódio VII- O Despertar da Força" foi um grande filme, que deixou satisfeitos os fãs, o que não é fácil, e os não fãs da saga que foram aos cinemas e acharam um filme muito divertido.
Por fim minha lista dos Melhores do Ano:
1.MAD MAX - ESTRADA DA FÚRIA: eu TESTEMUNHEI esse filme no cinema e esse já é o filme de ação da "década de 2010";
2.Whiplash - Em Busca da Perfeição: brilhante, com um final fantástico e com apoteoses musicais fantásticas;
3. Divertida Mente: o retorno da Pixar com grande estilo;
4. Star Wars Episódio VII - O Despertar da Força: sim, é uma volta linda da maior franquia do cinema e eu como fã me senti abraçado, tomei um soco na cara, mas ainda assim voltei ao cinema;
5. Que Horas Ela Volta: foi muto bom ver um filme brasileiro mobilizando a internet e virando um sucesso;
6. Beasts Of No Nation: Netflix chegou com os pés no peito, com Idris Elba fantástico e uma das cenas mais violentas que eu vi na minha vida.
7. Perdido em Marte: Um dos melhores filmes de Ridley Scott e disparado o melhor dele na última década
8. Birdman: bom filme, mas que não merecia o Oscar.
9. Straight Outta Compton-A História do N.W.A.: Um filme muito bom, de um estilo que eu gosto muito, filmes de cultura do rap, com uma história poderosa.
10: Vingadores 2: Apesar das críticas eu ainda gostei bastante da continuação. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário